segunda-feira, 5 de março de 2007

Visita guiada pela Comunidade do Jardim Mangueira!

A visita guiada pelo Bairro foi feita pelo Sr. Jardel, Coordenador do CRAS (no dia 2 de Março 2007)!
E assim fomos nós! "Então vá meninas, tragam as malas e a máquina fotográfica..."... Eu e a Su começamo-nos a rir, porque pensavamos que o Jardel estava a brincar connosco! "Sim, sim... tragam as malas assim podem chegar a Portugal e dizer que não vos aconteceu nada..." De notar, que o Jardel lida com a Comunidade à cerca de 22 anos, toda a gente o conhece e como a população diz "é sangue bom!"...
Então lá fomos nós para a nossa "Aventura"... mas com o nosso "Anjinho da Guarda", o Sr. Jardel :)
Foi uma mistura de sentimentos inexplicavél... medo, euforia, ansiedade, por vezes um pouco de pânico controlavél, e até chorou! Pois, a situações com que nos deparamos foram bastante chocantes... Estavamos mesmo noutro "Mundo"! Não é que ainda não tivessemos lá ido, porque já, em visitas domiciliárias, mas desta vez foi uma visita diferente... o Jardel levou-nos aos lugares mais "críticos" da comunidade!
De início, tivemos algum receio... o Jardel só nos dizia "fixem o momento!" e nós "mas porquê, porquê?!", "não se preocupem porque está tudo bem, falamos melhor no CRAS!", dizia Jardel!
A população recebeu-nos de "braços abertos"! Foi emocionante ver aqueles "Sorrisos" que escondem tanta tristeza...já mais os esquecerei! A população só queria tirar fotos, proncipalmente a criançada!...
O confronto com uma das casas (como podem ver na foto) deixou-nos sem palavras... uma casa feita de barro e madeira onde habita uma família de 8 pessoas!
Sem dúvida que foram 3 horas na minha vida que nunca vou esquecer! A Alegria com que as pessoas nos receberam foi contagiante... O valor que elas dão às pequenas coisas, fazem delas pessoas muito mais felizes! De uma simplicidade e humildade que são sem dúvida características destas pessoas!
Chegando ao CRAS, Eu e a Su iamos sem palavras... como é possível existir tanta miséria junta! É um "Mundo completamente à parte"! E por mais que o tente explicar não consigo, porque não tem explicação...
Ao chegar ao CRAS, Jardel então falou connosco sobre os tais "momentos" que ele pediu para nós "fixarmos"... "passamos por pessoas que estavam a controlar as entradas e saídas da favela"..."Por líderes de tráfico de droga que fazem ajustes de contas pelas próprias mãos!" Enfim... uma realidade que não existe só nos filmes!



Eu e a Su na Rádio Comunitária do Bairro! :)

Junto da Comunidade... Sorrisos que escondem uma miséria imensa!

Esta foi uma das situações que mexeu mais connosco... nesta casa, sim isto por trás de nós é uma casa onde habitam 8 pessoas!

Uma das casas!

Eu e a Su... na Construção da 1º Cresche da Comunidade!

Eu e a Su com a Pequenada!

Uma das casa onde os esgotos correm a céu aberto!

Uma das Ruas do Bairro!

Nenhum comentário: